Chefe do Setor de
Compras explica licitação para conserto de van da Saúde
Devido à repercussão de uma licitação realizada pelo
município para a contratação de manutenção em um veículo tipo van, da
Secretaria da Saúde, o chefe do Setor de Compras da Prefeitura foi convidado
pelo vice-presidente, Hudson Bernardes, para esclarecer o caso. Leonardo Lopes
Dornas disse que o processo licitatório foi realizado, com participação de duas
empresas, uma de Itaúna e outra do Paraná, sendo que a segunda foi a vencedora
por apresentar o custo mais baixo. Afirmou ainda que o transporte do veículo,
tanto para ir quanto para voltar a Itaúna, é de responsabilidade da empresa
contratada e que isto não onerou o processo. Leonardo explicou que a legislação
não permite que o Município estabeleça limite de territorialidade aos
participantes do processo licitatório, que deve ser aberto a qualquer empresa
que deseje participar. Reafirmou que o processo licitatório não pode definir o
local de sede das empresas participantes e que a contratação se deu pela
proposta que cobrou o menor preço, assim o conserto da van, no Paraná, ficou
mais barato do que foi proposto por uma oficina localizada em Itaúna, que
também participou do processo. Quanto aos valores definidos como média no
processo licitatório, Leonardo disse se tratar de questões técnicas, de
mecânica, que não saberia precisar e esclareceu que compareceu à Câmara por
iniciativa própria.