Câmara
conclui implantação de Projeto de gestão de Arquivos e documentos
Trabalho
desenvolvido pela primeira vez visa valorizar a memória documental
Foi apresentado nessa
quinta-feira (29/05) a conclusão de um trabalho realizado no Arquivo da Câmara Municipal
de Itaúna. O encontro foi realizado no Plenário da Câmara com a presença de
vereadores e colaboradores do Executivo e Legislativo, além de representantes
da empresa Organização Eficaz de Arquivos.
Foram mostrados os
passos percorridos para se montar o atual arquivo corrente, intermediário e
permanente. Além de mostrar algumas das próximas etapas para que o serviço
feito seja mantido e continuado, como é o caso da padronização de arquivos,
implantação de sistema informatizado e manutenção constante do acervo
documental.
Durante 10 meses foi
desenvolvido pela empresa contratada e pelos servidores do Legislativo
Itaunense, uma série de procedimentos visando a recuperação e melhor
conservação de todo o material existente no patrimônio documental da instituição.
Ao longo desse tempo foi desenvolvida a Tabela de Temporalidade, os Procedimentos
para Descarte consciente e a aplicação da metodologia arquivística.
O Presidente da Câmara
Alex Artur lembrou dos investimentos pessoais e financeiros para a conclusão
desse trabalho e agradeceu o apoio dos vereadores e servidores. Alex também
ressaltou a responsabilidade da Câmara em manter a história do Município través
de seus documentos sugeriu aos servidores da Prefeitura, convidados para a
apresentação, a ideia de desenvolver esse trabalho junto ao Executivo, como
forma de preservação da memória de nosso Município.
O vereador Édio
Gonçalves parabenizou o Presidente Alex Artur, pela sequência no trabalho
realizado, gerando maior segurança ao patrimônio público documental. Para o
vereador Giordane Alberto cuidar do arquivo da Câmara é uma forma de facilitar
o trabalho dos servidores, o que merece investimentos.
O ex-presidente da
Câmara Municipal de Itaúna e atual Assessor de Gabinete, Walter Corradi, classificou
esse trabalho como um sonho realizado. Ele lembrou que na época em que foi
Presidente já havia essa necessidade, mas não foi possível supri-la.
Para Cida Alves,
coordenadora de Projetos da empresa contrata para realizar os serviços, a
recuperação de documentos e o acesso eficiente Í s informações são alguns dos
pontos principais do projeto. Ela
ressaltou que “o arquivo é um processo vivo que precisa ser mantido” e lembrou
a necessidade de haver grande consciência na utilização desse setor. Cida
lembra que a Gestão Documental permite e facilita a localização e recuperação
dos documentos e da informação com o controle de todos os seus processos de produção,
recebimento, organização, guarda, tramitação e recuperação.
A iniciativa da Câmara
em melhorar os procedimentos relacionados ao arquivo gerou maior agilidade e
praticidade ao lidar com documentos, sejam eles recebidos ou gerados pelo
Legislativo Municipal.